8 de julho de 2011

Efeito "Curtir"

"O “Curtir” já é um fenômeno. Um dos recursos mais populares do Facebook continua crescendo em uso e retorno para quem produz conteúdo."

Curtir. 
Nem lembro da utilização desse verbo ser tão frequente antes do fênomeno 'Curtir' dominar as redes sociais.Agora nós "curtimos" tudo. 
O botão tem pouco mais de um ano de existência e a repercussão é enorme. Hoje em dia 80% dos maiores sites possuem essa opção como alternativa de interação do internauta com a web, e divulgação de seu conteúdo.
É mais simples apertar um "Curtir" num blog ou site de notícias do que fazer um comentário. Isso diminiu o número de opiniões e discussões entre as redes sociais, mas para quem tinha preguiça de expor alguma mensagem (mesmo que pequena) sobre determinado assunto, o 'curtir' agiliza, e MUITO, sua maneira de mostrar que está de acordo, ou por dentro daquele assunto.
Na definição de equipe do Instituto Querô, em busca de votos, houve até essa proposta de 'suborno': "Eu prometo curtir o álbum de quem votar em mim!".
E com o blog funciona da mesma maneira, assim que a notícia é postada, o sucesso da mesma é contada à partir da quantidade de 'curtir' em menos tempo que consegue atingir.
Até para promoções, sorteios, e afins os candidatos podem se inscrever 'curtindo' a página do representante no Facebook.
O 'Retweet' do twitter possui a mesma essência de funcionamento e também quer atingir o máximo de followers levando sua mensagem.
É, a curtição está tomando conta dessa geração. Parece que o grau de influência que determinada notícia/ vídeo/ foto /site / qualquer coisa exercem sobre a população cibernética são definidas pelo grau de curtição (uhul!).
"Curtir" é uma forma de demonstrar que você gostou de algo, e deixou ali registrado com um clique na 'mãozinha positiva'.
Estou precisando implantar esse curtir nos meus posts. Por enquanto estou fora da camada de pessoas que deixam seus sites de acordo com a "Era da Revolução Tecnológica e Midiática"!
E para quem quer expandir essa técnica já foram criados carimbos que permitem à pessoa que ela saia curtindo tudo que tem direito.



Pena que ainda não estão disponíveis no Brasil!
Fico imaginando que encontraríamos esses carimbos deixando suas marcas em vários lugares inusitados.
Deixa essa moda pegar!

2 comentários: