20 de junho de 2011

19 de Junho: Dia do Cinema Brasileiro



O dia 19 de junho tornou-se o dia de comemoração pelo renascimento do cinema brasileiro, por este ter passado a apresentar, nos últimos anos, produções de maior qualidade.

A indústria cinematográfica brasileira está crescendo aos poucos (agradeço por estar entrando nesse universo em um momento de ascensão notável!), e dia 19 de junho é do dia do Cinema Brasileiro (PARABÉÉNS O/).
Pelo que li as datas variam, mas dia 19 é o dia reconhecido pelo Ministério da Cultura, pois foi quando o cinegrafista Afonso Segreto gravou algumas imagens ao entrar na Baía de Guanabara, sendo assim a captação das primeiras imagens em território brasileiro.
Tem gente que considera 5 de novembro e alguns 8 de julho (por serem possíveis datas da primeira exibição pública de uma obra cinematográfica), mas a 'correta' é 19 de junho mesmo.
Independente da data, o cinema nacional merece sua comemoração. Grande honra aos amantes do cinema ver sua cultura nacional se expandindo em nível e linguagem.
Ontem muitos sites lançaram listas indicando os principais filmes em nossa história e claro, dos mais recentes, Tropa de Elite está em todas. Esse filme nos envolve e, como ouvimos grande parte das pessoas que assistem dizer por aí, age como "um tapa na cara da sociedade".

Mostra o que nós sabemos, mas nunca nos foi apresentado tão claramente. Totalmente recomendo para quem ainda não assistiu!
Em outra, que listava os filmes mais vistos na internet, além do Tropa 1 e 2 e "Nosso Lar" (Lindo, por sinal!), encontrei 'Muita Calma Nessa Hora" e "As Melhores Coisas do Mundo".
Não sei o que o filme do Bruno Mazzeo (direção: Felipe Joffily - comedinha fraca) está fazendo ao lado da direção de Laís Bodanzky, mas tudo bem!
"As Melhores Coisas do Mundo" é um filme surpreendente, te prende na história do início ao fim e o espectador consegue entrar na trama de cada personagem; inclusive, tramas muito bem desenvolvidas e complexas em seus nós dramáticos individuais.
Primeiro, que após a separação dos pais, o pai se envolver em um relacionamento com outro homem, já é o fardo principal que o personagem vai carregar. Depois isso se mistura com todas as complicações que ser adolescente pode trazer!
Enfim, termino recomendando "As Melhores Coisas do Mundo" para quem ainda não viu, e viva o Cinema Nacional!

Um comentário:

  1. UHUL, viva o cinema nacional! Realmente é notável o crescimento que o cinema brasileiro vem tendo.
    As Melhores Coisas do Mundo é um filme que tá na minha listinha :3

    :*

    ResponderExcluir